Implante Dentário - Dentistas - Odontologia em Blumenau

Doenças periodontais: Um guia completo

conteúdo do post

Você já ouviu falar em doenças periodontais? Essas enfermidades afetam diretamente a saúde da gengiva e a estabilidade dos dentes dos pacientes, provocando, em casos graves, a perda dos dentes.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não deixe de conferir este guia completo da Odontologia Premier, especialista em periodontia em Blumenau, preparou este guia com tudo o que você precisa saber. Acompanhe!

Resumo do conteúdo:

  • Doenças periodontais são infecções nos tecidos que sustentam os dentes, causadas pela placa bacteriana.
  • Principais tipos incluem gengivite (reversível) e periodontite (progressiva, podendo levar à perda óssea e dentária).
  • Estágios avançados como periodontite avançada e GUNA exigem tratamentos mais complexos e cirúrgicos.
  • Doenças periodontais estão relacionadas a condições sistêmicas como diabetes, requerendo abordagem integrada.
  • Sintomas variam, desde gengivas sangrando facilmente até mobilidade dos dentes; tratamento precoce é crucial para prevenir perda dentária.
  • Na Odontologia Premier em Blumenau, dentistas especializados oferecem tratamento personalizado para doenças periodontais, com tecnologia avançada e excelência no atendimento, garantindo saúde bucal e conforto aos pacientes.

Veja também: Recuperação de Extração de Siso: Quais cuidados ter?

O que são doenças periodontais?
O que são doenças periodontais?

O que são doenças periodontais?

Doenças periodontais são infecções nos tecidos periodontais, que incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar, responsáveis por manter os dentes fixos na boca. 

Essas doenças são causadas principalmente pela placa bacteriana que se forma constantemente na superfície dos dentes. 

Se não removida adequadamente por meio de higiene bucal, a placa pode mineralizar-se, formando o tártaro, que contribui ainda mais para a progressão das condições periodontais devido à sua superfície áspera e porosa, que facilita a adesão de mais placa.

Veja também: O que é Ortodontia Preventiva e para que serve? Entenda!

Quais os principais tipos de doenças periodontais?

Existem diferentes doenças periodontais que podem afetar a saúde bucal dos pacientes. Algumas são consideradas mais simples, com tratamento mais rápido. Outras podem exigir intervenções mais significativas, por serem consideradas mais graves.

Nos tópicos abaixo, elencamos algumas dessas doenças para que você possa entender melhor essas condições:

Quais os principais tipos de doenças periodontais?
Quais os principais tipos de doenças periodontais?

1. Gengivite

A gengivite marca o início das doenças periodontais, apresentando-se como uma inflamação leve das gengivas, que ainda não afeta os ossos subjacentes. 

Os sinais mais comuns dessa condição incluem gengivas vermelhas e inchadas, que podem sangrar durante a escovação ou o uso do fio dental. 

Tal condição resulta principalmente da acumulação de placa bacteriana devido à higiene bucal inadequada. 

No entanto, a boa notícia é que a gengivite pode ser completamente revertida. Isso é possível por meio de uma rotina rigorosa de cuidados bucais, incluindo escovação regular, uso do fio dental e limpezas dentárias profissionais realizadas por profissionais.

2. Periodontite

A falta de tratamento adequado para a gengivite pode levar ao desenvolvimento de periodontite, uma condição periodontal mais séria. 

Nesse estágio, a inflamação e infecção se aprofundam, passando da gengiva para o tecido ósseo e ligamentos que suportam os dentes. Isso pode resultar na formação de bolsas periodontais profundas, favorecendo o acúmulo de mais placa bacteriana e tártaro. 

A progressão dessa doença compromete a estrutura de suporte dos dentes, podendo levar à perda óssea significativa e, eventualmente, à perda dos dentes afetados.

Veja também: O que é Ortodontia Preventiva e para que serve? Entenda!

3. Periodontite avançada

Quando a periodontite não é controlada, ela pode evoluir para um estágio ainda mais destrutivo, conhecido como periodontite avançada. 

Nessa fase, observa-se uma perda substancial de tecido gengival, ligamento periodontal e osso alveolar. Os dentes podem ficar tão soltos a ponto de necessitar de remoção. 

Os pacientes com periodontite avançada frequentemente sofrem com sintomas severos, que podem ser, mas não se limitam a, mau hálito persistente, dor significativa ao mastigar e alterações na oclusão dental. 

O tratamento nesse estágio é mais complexo e pode requerer intervenções cirúrgicas.

4. Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda

A GUNA se destaca como uma forma particularmente agressiva de doença periodontal. Caracteriza-se por dor intensa, ulceração e morte do tecido gengival. 

Comumente ligada a uma diminuição da imunidade ou a períodos de estresse intenso, essa condição exige cuidados imediatos para evitar a progressão da infecção e aliviar os sintomas dolorosos. 

O tratamento geralmente envolve terapias específicas para combater a infecção, acompanhadas de medidas de suporte para fortalecer a saúde geral do paciente e melhorar sua imunidade.

Leia mais: Atividade Física após Implante Dentário: Pode ou não pode?

Quais são as consequências de não tratar as doenças periodontais?
Quais são as consequências de não tratar as doenças periodontais?

5. Doença periodontal associada a condições sistêmicas

A relação entre doenças periodontais e condições sistêmicas como diabetes, doenças cardiovasculares e artrite reumatoide é bem documentada. 

Essas condições podem não apenas aumentar a susceptibilidade a infecções periodontais como também agravar a severidade delas. 

Pacientes com essas condições sistêmicas apresentam desafios adicionais no tratamento da doença periodontal, uma vez que a gestão da saúde bucal deve ser coordenada com o controle da condição sistêmica subjacente. Isso reforça a importância da abordagem integrada na assistência à saúde.

Confira também: Benefícios do Clareamento Dental: Conheça quais são!

6. Hipertrofia gengival

A hipertrofia gengival, ou o aumento excessivo do tecido gengival, pode ser provocada por uma variedade de fatores, incluindo o uso de certos medicamentos, condições sistêmicas ou como resposta a uma inflamação crônica. 

Apesar de não ser classificada diretamente como uma doença periodontal, a hipertrofia gengival pode complicar significativamente a manutenção da higiene bucal. 

A gestão dessa condição pode exigir ajustes nos medicamentos causadores, tratamento da condição sistêmica subjacente ou procedimentos dentários específicos para remover o excesso de tecido gengival e restaurar a saúde bucal.

Quais os sintomas de problemas periodontais?

Os sintomas de problemas periodontais variam de acordo com o estágio da doença, mas geralmente começam com sinais sutis como gengivas que sangram facilmente durante a escovação ou o uso do fio dental, vermelhidão e inchaço nas gengivas, sensação de gengiva dolorida ou inchada, e mau hálito constante. 

À medida que a condição progride, os sintomas podem se tornar mais graves, desenvolvendo bolsas periodontais entre as gengivas e os dentes, recuo gengival que faz os dentes parecerem mais longos, mobilidade ou afrouxamento dos dentes, alterações no encaixe dos dentes ao morder e, em casos avançados, a perda de dentes. 

Quais os sintomas das doenças periodontais?
Quais os sintomas das doenças periodontais?

É fundamental buscar atendimento odontológico ao perceber esses sintomas, pois o tratamento precoce pode prevenir danos mais significativos e a perda dentária.

Veja também: Clareamento Dental Caseiro Bicarbonato: Cuidado!

Encontre os melhores dentistas em Blumenau para doenças periodontais!

Na Odontologia Premier em Blumenau, você encontra uma equipe de dentistas altamente qualificados e especializados no tratamento de doenças periodontais

Utilizando tecnologia de ponta e técnicas avançadas, oferecemos um diagnóstico preciso e planos de tratamento personalizados para combater efetivamente os problemas periodontais, desde os estágios iniciais até os mais avançados. 

Venha cuidar do seu sorriso com quem entende de periodontia em Blumenau aqui na Odontologia Premier!
Veja também: Benefícios do Clareamento Dental: Conheça quais são!

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Redator do Site Odontologia Premier

A nossa clínica tem como missão proporcionar excelência em seus serviços buscando aplicar o que existe de mais moderno e atual em odontologia. Contamos com profissionais qualificados e estrutura ampla e moderna o que possibilita realizar os tratamentos de forma integrada e multidisciplinar.